segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Resumo do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil!!!

            Quem caiu? Quem ficou? e Quem foi salvo?

Pra relatar o campeonato Brasileiro de 2014, é de suma importância iniciar a retrospectiva falando do campeão. O Cruzeiro conquistou o tetra campeonato, e não só levantou a taça mas mostrou um futebol de excelente qualidade. 


Cruzeiro
Desde à primeira rodada o Cruzeiro manteve-se na liderança, e soube ser ambicioso, pois não desocupou a ponta da tabela, mesmo quando o Inter ou o São Paulo ameaçavam se aproximar, o time mineiro dava um jeitinho de manter a vantagem na pontuação. Não foram só bons resultados, mas também bons jogos e um entrosamento inquestionável, o time mineiro manteve o ótimo elenco de 2013 em 2014 e conseguiu formar duas equipes fortes e um único time, afinal os titulares eram substituídos com um certo "receio de perder a vaga dentro de campo".



Nomes que com certeza ficaram na história do futebol brasileiro são de todos os atletas que fazem parte desse elenco, e pra fechar na  última partida o Mineirão novamente lotou, para ver o Cruzeiro levantar a taça e Marcelo Moreno marcar um golaço de voleio.


São Paulo
Além do ótimo futebol cruzeirense, o São Paulo vice campeão brasileiro, montou um elenco com nomes "fortes", e no ano de 2014 a equipe nem chegou perto da zona de rebaixamento, para não sofrer a mesma situação incomoda do ano passado. Depois da contratação de Muricy Ramalho, o trabalho voltou à ser planejado, novos nomes vieram, como Kaká, Pato, Alan Kardec, e reforçaram o elenco tricolor, fazendo com que Ganso voltasse a jogar, e o próprio  Alexandre Pato; deixando o Fabuloso como um jogador decisivo, para entrar em campo e resolver o jogo. O time paulista teve boas chances de se aproximar do líder Cruzeiro, porém não manteve uma regularidade. Participando da Copa do Brasil e da Sul Americana, a equipe não conseguiu manter o foco e ficou somente com a vaga da Libertadores garantida, e ainda tem chance de dar um título ao ídolo Rogério Ceni, que decidiu permanecer no club.

                                           Internacional
A irregularidade do campeonato não afetou somente o São Paulo, mas também o Internacional que chegou bem perto da primeira posição, mas perdeu jogos fáceis, embora tenha permanecido muitas rodadas no G-4 e merecidamente ficado com a vaga para a Libertadores. Para o ano de 2015 a equipe precisará de "caras novas", além do mais o meio campo e o ataque terá de ser reforçado, Wellington Paulista e Jorge Henrique não fizeram uma boa temporada, além disso Nilmar ainda não se reafirmou na equipe.
Corinthians 
Outra equipe que salvou o ano de 2014 com a vaga para a Pré-Libertadores foi o Corinthians, o "Timão" foi desclassificado da Copa do Brasil pela virada inesquecível de 4 a 1 para o Atlético-MG, teve vários tropeços durante o campeonato brasileiro, distanciou-se em algumas rodadas do G-4, mas raça e torcida é o que não falta para a equipe, e na penúltima rodada a vaga foi conquistada. Ano que vem o Corinthians terá muito trabalho, também precisará de novas contratações, e além do mais têm bons jogadores que se forem vendidos, farão muita falta, como o Paolo Guerreiro, que hoje já é um ídolo para o bando de loucos.

Fluminense/ Grêmio
O Fluminense e o Grêmio foram duas equipes que brigaram pela vaga no G-4, já estiveram próximos da vaga, principalmente o Grêmio, mas a equipe gaúcha não conseguiu se organizar antes do término do campeonato, ainda mais com as mudanças de técnico, e o reforço para o ataque é essencial para tentar uma boa temporada em 2015. Já o Flusão teve como artilheiro do campeonato o atacante Fred, da pra acreditar? Realmente futebol é complicado, mas talvez o atacante só consegue se adaptar à um time só.


Atlético Mineiro
Quem também conseguiria uma vaga no G-4 era o Atlético Mineiro, mas a equipe preferiu ficar com a taça da Copa do Brasil, afinal a equipe engrandeceu ainda mais o futebol mineiro, além de conquistar resultados imprevisíveis, venceu o rival em sua própria casa, além de conquistar uma torcida fanática, que pode mudar a história do jogo com o grito de "Eu Acredito".

Santos/ Sport/ Goiás/Figueirense/ Atlético Paranaense/Flamengo

Como em campeonato de pontos corridos nem todas equipes brigam para ser campeãs, ou pela vaguinha na Libertadores, há aquelas equipes que permanecem no meio da tabela e não conseguem se reerguer. Esse ano foi novamente o caso do Santos, um time que não jogou nem pelo acesso à Libertadores, chegou até a semi final da Copa do Brasil, mas não foi páreo para o forte elenco cruzeirense. O time da vila precisa urgentemente de contratações, infelizmente a volta de Neymar ainda vai demorar muito e depender só do Robinho não é o suficiente. Sport, Goiás, Figueirense e Atlético Paranaense, tiveram a sorte de se manter no meio da tabela, melhor do que sofrer com o rebaixamento, como o Flamengo que nas primeiras rodadas do campeonato não sabia o que fazer para se reerguer, então Luxemburgo foi a solução, afastou o time da zona de perigo e fez boas partidas na Copa do Brasil, até ser eliminado pelo Galo mineiro.


Chapecoense/Coritiba/Palmeiras 
Times que sofreram perto da zona de rebaixamento, foram Chapecoense, Coritiba e Palmeiras, porém o que realmente lutaram para permanecer na série 'A' foram somente a equipe de Chapecó e o Coritiba, pois buscaram resultados positivos, principalmente na última rodada. Até mesmo o Chapecoense que com o apoio de sua torcida, tornou-se uma equipe forte dentro de casa, diferente do Palmeiras que não conseguiu reagir, só não caiu para a segunda divisão, graças aos reservas do Atlético Paranaense e a vitória do Santos em cima do Vitória. O ano de 2015 para a equipe alvi verde, terá que ser muito produtivo, para a torcida esquecer dois anos de um futebol medíocre e a derrota no dia da inauguração da nova Arena Allianz Parque, para o Sport.


Bahia/Vitória/Botafogo/ Criciúma
Equipes que literalmente não conseguiram jogar, e muito menos evitar o rebaixamento, foram o Bahia, Vitória, Botafogo e Criciúma, só sofreram na maioria das partidas, e atrapalharam a parte de cima da tabela, com resultados inesperados. Para o Botafogo, equipe que no ano passado estava disputando a vaga para a Libertadores,  terá que se esforçar muito, sair da crise e vencer ao menos a série 'b'.

Parabéns ao futebol mineiro, que se destacou diante das demais equipes, o Cruzeiro segue em busca da Libertadores e quem sabe de manter o mesmo elenco tão entrosado. O grande rival cruzeirense não ficou para trás, venceu a Copa do Brasil, não conseguiu ser imbatível como o Cruzeiro, mas ficou na história, principalmente o goleiro  São Victor.
"Duas grandes torcidas que fizeram história"

Bem vindos à Libertadores: Cruzeiro, São Paulo, Internacional, Corinthians e Atlético Mineiro, e boa sorte na série 'b': Vitória, Bahia, Botafogo e Criciúma. E para aqueles que não ganharam nada, que trabalhem muito para mostrar um bom futebol, para todos amantes esportistas e para aqueles torcedores fanáticos de coração.



Nenhum comentário:

Postar um comentário